Apresentação da Atividade Integradora
No dia 5 de Julho de 2017 os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos na área de Técnico de Informação e Animação Turística promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional do Porto irão organizar a sua actividade integradora. Decorridos 12 meses de formação, os formandos terão a oportunidade de partilhar as suas experiências e aprendizagens com todos os presentes.
Foi escolhido como temática a animação de grupos com necessidades especiais.Dentro destes grupos escolhemos a área sénior por considerarmos uma área em plena expansão mas que apresenta ainda variadas lacunas e dificuldades.
A animação turística para a 3º idade requer processos de vivência e, sobretudo, uma ação comprometida com o seu desenvolvimento pessoal.
Este tipo de animação deve ser entendido como um conjunto de actividades, que transformam o ver no envolver, o viver no conviver, desafiando o turista numa estratégia de desenvolvimento pessoal e humano numa determinada fase do seu percurso de vida.
Na sequência desta actividade tivemos de pensar numa temática geral, e actividades para colocar em pratica, decidindo entre as duas turmas, que iríamos trabalhar o tema "Uma Viagem No Cruzeiro". A partir dessa ideia começamos a elaborar um plano de animação audaz, dinâmico, empreendedor que visava mostrar os principais atractivos de cada país. Decidindo assim abordar 10 países( Angola, Espanha, México, Argentina, Brasil, Rússia,Japão,Austrália,Portugal e Itália), elaborando elementos decorativos representativos dos mesmos, pensando um pouco na parte gastronómica de forma a poder oferecer uma degustação típica portuguesa.
No que diz respeito a animação, pesquisamos jogos tradicionais destes países adaptando ás reais necessidades e limitações do nosso publico alvo. Foram seleccionados os seguintes jogos tradicionais : Dança da Maça (Itália), Jogo das Argolas (México), Jogo do Ovo (Argentina), Jogo da pontaria tripla (Espanha), Atirar ás latas (Rússia), Enrola a garrafa (Portugal), Balde de água(Angola), Jogo da Malha (Brasil), Jogo do Passa a Bola ( Austrália).
Tendo em conta as características especiais deste publico alvo tentamos ser inovadores e apostar em actividades diversificadas. Neste sentido estabelecemos parcerias com docentes especializados na área do desporto nomeadamente Karaté/Defesa Pessoal e Dança (zumba).
Foi nosso objectivo promover actividades que possam ser dinamizadas para o publico mais dependente. Dada a especificidade deste grupo pensamos em actividades voltadas para a musicoterapia e realidade virtual. Através destas Actividades, os utentes terão a oportunidade de viajar, conhecer o património cultural e histórico de alguns países.
A escolha destas atividades prende-se com o facto de consideramos fundamental promover a estimulação cognitiva e psicomotora.
Para uma explicação mais pormenorizada foi decidido a elaboração de um site, tendo como objetivo principal a explicação das várias atividades que irão decorrer ao longo do dia, da atividade integradora e do projeto. Assim será possível aos interessados consultarem o site e compreenderem o nosso trabalho.
Todo este trabalho foi desenvolvido ao longo dos vários módulos da componente tecnológica em sintonia com a formação de base. Esta actividade foi planeada por toda a equipa envolvendo todos os intervenientes no processo formativo. Reuniu um vasto conjunto de competências, dando ênfase ao trabalho colaborativo e permitiu aos formandos evidenciarem a evolução das suas aprendizagens.