Com uma história de quase 3 mil anos, da qual faz parte um dos períodos que definem a linha do tempo ocidental – o Império Romano –, a Itália oferece a seus visitantes cerca de 100 mil monumentos que ajudam a dar um panorama desse legado. De uma ponta a outra da adorável “bota” não faltam catedrais, palácios, fortalezas, importantíssimos sítios arqueológicos e incontáveis e sublimes obras de arte. Um festival de encantos que, como os deliciosos vinhos da terra, está pronto para ser degustado com a abundância que a tradição italiana manda.
Lingua
É uma língua românica, a segunda mais próxima do latim em termos de vocabulário, depois do sardenho.O italiano é uma língua europeia importante, sendo uma das línguas oficiais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e uma das línguas de trabalho do Conselho da Europa. É a terceira língua materna mais falada na União Europeia, com 65 milhões de falantes nativos.
Religião
O maior grupo religioso da Itália é o Catolicismo, que abrange cerca de 88% dos italianos. É na capital da Itália, Roma, onde se situa a Santa Sé, a sede da Igreja Católica, no enclave do Vaticano. Segundo uma sondagem do Eurobarómetro, 74% da população italiana diz acreditar em Deus; 16% afirma acreditar num espírito ou numa força de vida; 6% responderam acreditar que não haja qualquer Deus, espírito ou força de vida.
Gastronomia
A culinária italiana é famosa em todo mundo, é difícil encontrar alguém que resista às deliciosas massas entre outras opções típicas de Itália. A massa e a pizza são as mais famosas, mas há outras especialidades tão saborosas como estas.
Orégãos, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos dos pratos.

Risoto
O risoto consiste em fritar cebola e arroz em manteiga, e aos poucos são adicionados outros ingredientes ao seu gosto. É um prato típico do norte da Itália. A receita original surgiu num casamento, onde um aprendiz quis fazer uma brincadeira com o seu mestre (a sua filha que estava a casar), e subornou o chef para colocar açafrão no risoto.

Lasagna
Uma das massas mais apreciadas da Itália, a lasanha possui diversos recheios que foram criados ao longo dos tempos. Mas a tradicional lasanha leva queijo, massa e molho

Tortellini de Bolonha
O Tortellini parece uma perfeita combinação dos ingredientes típicos desta região da Itália. Pedacinhos de massa fresca com ovos recheados com uma mistura moída de prosciutto, mortadela, queijo parmesão e uma pitada de noz-moscada, de formato similar ao dos cappellettis. São servidos num caldo suave de carne ou galinha, polvilhados com parmesão. Com consistência al dente, bem firmes.

Carpaccio
Prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com o seu médico. Pelo tom que ficou, acharam que ficava parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.
Atrações Turísticas

Centro histórico de Roma
Entre 1980 a 1990, o centro histórico de Roma, tornou-se parte do Património da Humanidade da UNESCO, uma área que inclui alguns dos monumentos protegidos, como o Mausoléu de Augusto, o Mausoléu de Adriano, o Panteão (Pantheon), a Coluna de Trajano e edifícios públicos e privados da igreja.

Coliseu de Roma
Mundialmente conhecido, o Coliseu, construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído, durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga. A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado; nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares.

Centro histórico de Florença
Foi reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade em 1980. O centro histórico é delimitado pelas antigas muralhas medievais do século XIV. Florença é símbolo do Renascimento e os seus 600 anos de atividade artística extraordinária podem ser vistos acima de tudo, na catedral do século XIII (Santa Maria del Fiore), a Igreja de Santa Croce, na Galeria degli Uffizi, no Palácio Pitti.

Praça de Pisa
Pisa entrou na lista da UNESCO em 1987, a Piazza del Duomo, conhecida também como Piazza dei Miracoli, é o mais importante centro artístico e turístico da cidade, onde há muitas obras primas da arquitetura medieval conhecida em todo o mundo. Na praça pode encontrar: a Catedral, o Batistério, o Campanário e a famosa Torre de Pisa.
Principais Cidades

Veneza
Esta cidade de Itália é constituída por um conjunto de ilhas no qual cerca de dois terços dos seus habitantes, os Incola Lacunae vivem. O restante vive na parte continental (e menos turística da cidade). São 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas. O centro histórico da cidade é completamente pedonal e o único meio de transporte (fora os seus pés), são os barcos e as gôndolas.

Roma
Conhecida como Cidade Eterna, berço da civilização ocidental e coração do catolicismo, esta cidade da Itália da região do Lácio é simplesmente grandiosa. O Coliseu, a Fontana di Trevi e a cidade-Estado do Vaticano são apenas alguns dos pontos mais representativos de Roma e que merecem ser visitados.