ANIMAÇÃO TURÍSTICA PARA A 3ª IDADE
Público alvo
No âmbito da formação Técnico/a de Informação e Animação Turística, promovida pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, foi proposto pela equipa formativa a criação de um plano de animação turística,dirigido ao público sénior. Estas atividades irão culminar na atividade integradora.
Porquê a 3ª idade
No seio da nossa sociedade, as pessoas tendem a olhar para os idosos, como um ser que já não tem utilidade, e que já nada acrescenta. Quando nos meios de comunicação social, este assunto é abordado, os pontos mais focados são os dados estatísticos ( despesas com a saúde, entrada em hospitais entre outros). Mas os nossos idosos não são um número, eles fazem parte do passado que ajudou a construir o nosso futuro.
E como lhes agradecemos?
Bem na maior parte do tempo não agradecemos, limitamos a desprezar, fazer de conta, e torna-los num ser dispendioso.
Plano de Animação
O Plano de animação foi planeado tendo em conta o espaço que dispomos e as possíveis limitações do nosso publico.
Assim sendo, em conjunto escolhemos um tema, que será o pilar para todas as outras actividades que irão decorrer ao longo do dia. O tema é Uma Viagem De Cruzeiro pelo Mundo.
Toda a decoração inerente ao espaço, foi pensada a remeter o nosso publico á sensação de estar dentro de um verdadeiro cruzeiro. Por isso todos os elementos decorativos foram pensados ao pormenor e debatidos em turma.
No espaço irá existir diversas atividades como, jogos tradicionais, realidade virtual, desportos de defesa pessoal e fitness.
Vantagens das Atividades
Uma vez que as nossas actividades estão orientadas para um publico sénior, as mesmas pretendem ajudar na manutenção das suas capacidades a nível cognitivo e a nível motor. Todas as actividades desenvolvidas tem uma vertente dirigida á saúde mental e física, isto porque, irá submeter o nosso publico ao uso de todas as suas capacidades motoras e cognitivas.
Além de proporcionar momentos divertidos e de lazer, queremos ajudar na manutenção das suas faculdades físicas e psicológicas.
Normas de Segurança
Apesar de todas as actividades serem de nível de realização fácil, devemos sempre ter em conta as possíveis limitações e contra-tempos que podem surgir. Por essa razão, em cada local estará sempre presente uma pessoa responsável pela explicação, organização e orientação das actividades.
O equipamento deve sempre ser usado de forma correta e como indicado pelos responsáveis.
Agradecimentos
Em primeiro lugar queremos agradecer a Residencial Pinheiro Manso, por nos acolher e colaborar na concretização desta atividade. Agradecer por todo o tempo despendido, pela atenção e a cortesia.
Queremos agradecer ao IEFP, pelo apoio que nos deu.
À equipa formativa pela colaboração que deu na preparação do plano de animação.
Não esquecendo os professores que estarão responsáveis pela aula de zumba, Emanuel Azevedo e ao Sensei responsável por dar a aula de Karaté e defesa pessoal, Sensei José Carlos Marques.